sexta-feira, abril 01, 2005

A gaita de foles

"A gaita de Foles, um instrumento musical outrora com larga expressão geográfica no nosso país, talvez tenha chegado no século XXI ao seu ponto mais baixo. Pelo menos desde a Idade Média é conhecida iconografia portuguesa - pintura e escultura, tanto eruditas como populares.Também existem desde essa altura referências literárias que atestam o seu uso corrente, nomeadamente em algumas obras de Gil Vicente. Vários etnógrafos dispensaram igualmente atenção a este instrumento. Falamos de nomes como Teófilo Braga, José Leite de Vasconcelos, Ernesto Veiga de Oliveira e, mais recentemente, Michel Giacometti.
Em Portugal, tem vindo a 'germinar' nos últimos anos um novo interesse pela Gaita de Foles, através do aparecimento de duas associações portuguesas ..."(in Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical, n.º 112, Janeiro/Março 2002.

A questão da Gaita de Foles interessa-me particularmente. Vivo na região centro e, aqui é costume que a abertura das festas em honra de Santos/Padroeiros ou outras festividades se iniciem ao som da Gaita de Foles, dos bombos e das caixas. A estes agrupamentos chamamos "Gaiteiros".

Dada esta tradição na região, nomeadamente no concelho de Condeixa, onde lecciono, decidiu a Escola EB 2,3 de Condeixa-a-Nova, no ano lectivo de 2000/2001, criar um atelier de ocupação de tempos livres denominado Fanfarra. Este projecto, entre outros, procurava dar lugar na Escola ao Currículo Local e Regional e visava criar alternativas de motivação/ocupação para alunos em risco, bem como despertar nestes o sentido de pertença e estimular o espírito de grupo tanto no plano musical como no plano social.

Iniciámos as actividades pela aprendizagem dos instrumentos de percussão que a Escola adquiriu com a colaboração da Câmara de Condeixa e da Associação de Pais. As Gaita de Foles surgiram mais tarde e deram o nome à Fanfarra - "Arre Gaita".No primeiro ano ensaiavamos durante os intervalos. Nos anos segunites passámos a ter um horário fixo numa tarde livre dos alunos.

No dia 18 de Março, depois das aulas, em Braga, tive o prazer de ver e ouvir uma formação idêntica a esta da minha Escola, mas melhor, e que é a "Equipa Espiral" e que tem um site na NET. Em conversa com um dos responsáveis fiquei a saber que este agrupamento tem tido várias participações nos país e no estrangeiro.


Nota: Tentei colocar uma imagem da "Equipa Espiral" e da "Arre Gaita" mas não fui bem sucedida.Deve ser o problema do inglês.

Sem comentários: