segunda-feira, abril 18, 2005

Lenda da casa da música

Achei muito curiosa a notícia no Jornal de Notícias, de 5 de Abril, que dava conta da história à volta do projecto inicial da Casa da Música e que foi adaptado de um projecto de uma habitação que estava a ser desenhado para um casal.
Este casal dava-se mal mas queria construir uma casa.Tiveram em consideração que o tempo que levaria do projecto à construção da casa, eles poderiam chegar ao fim já divorciados. Por este motivo o homem impôs três definições negativas: odiava confusões e por isso queria uma casa com muitos arrumos; não estava muito convencido do conceito de "vida familiar"; logo queria um edifício onde todos pudessem ter uma vida independente; e, por último, era um homem que odiava todo o tipo de tecnologia e queria uma casa simples.
Assim, o arquitecto fez uma rota individual para cada um dos membros da família e túneis para que eles se pudessem encontrar em espaços comuns, se assim o quisessem.
Depois de uma viagem a África e marcado pela inteligência Africana Rem Koolhaas (arquitecto), achou que a peça que tinha concebido para a casa do cliente era a forma ideal para um auditório de música: a forma de uma caixa de sapatos e resolveu concorrer a este concurso com esse projecto.

1 comentário:

Adryka disse...

Fantastico nunca vi uma definiçao tão original, achei um piadão pela originalidade do post dou-te nota 20. Beijo