sexta-feira, outubro 14, 2005

"Post in" blog e competência cultural

Haverá competência cultural nesta nossa interacção in blog?
Pois, parece-me, e contra mim falo, que cada um aposta sobretudo no POST e esquece o comentário a Post´s dos outros.
Abrimos posturas pessoais acerca dos assuntos a nós mais direccionados ou preferidos e não interagimos quase nunca ou mesmo nunca com o outro.
Ora imagine-se isto em debate?
Assim, e ao que se verifica, deixo então a questão aberta.


Haverá competência cultural nesta nossa interacção in blog?

6 comentários:

Varela de Freitas disse...

Boa reflexão. Espero que outros colegas a comentem.

Delfim Peixoto disse...

António: ainda bem que também fazes " mea-culpa", no entanto concordo contigo. Mas penso que tens de dar um tempo a quem ainda não está habituado a " blogar"...temos também que perceber que alguns posts são muito extensos o que não permite uma grande discussão; para isso, as ideias têm de ser mais sintéticas, ou não? Creio que ainda vamos ter boas surpresas...tem calma!

Isabel Salgado disse...

Concordo com ambos. E acrescento da minha parte o entusiasmo por este espaço que temos em comum para partilhar ideias, interesses, experiências - relevantes - sobre "Currículo e Cultura".
Penso que só agora tenho a consciência da importância de ter um blog e, do quão importante é cuidar da sua qualidade!
Confesso ainda que vou-me disciplinar de modo a consultar mais vezes a internet (uma vez que não a tenho em casa) para poder "blogar" de forma mais activa.

AnaOliveira disse...

Penso que este sentimento vai sendo comum a todos. Isto porque considero que "blogar" vai tendo as suas fases...
Primeiro o receio de nos expormos! Mas lá vamos... ganhamos coragem, expomos uma ideia...
O respeito por parte de todos os intervenientes, faz-nos sentir que afinal os nossos receios não se justificavam...
ENTÃO: Auto-estima! Auto-confiança! ... vontade de expor as pesquisas, ideias, etc...
RESULTADO: Textos, textos, textos, textos....
Esta grande vontade aliada à correria do dia a dia impede-nos de dedicar às coisas o tempo que desejamos... Aí surge, outra fase, que começa com a questão: Qual o sentido deste blog? Expor?! Transmitir ideias!?...
A verdadeira vivência do blog começa aqui... marcada pela necessidade de trocar ideias... o que, por vezes, não é fácil:
Cada um de nós tem interesses e vivências diferentes... há posts tão interessantes mas que não temos nada a comentar... parece que tudo foi dito... ou, então, é uma coisa que não nos motiva tanto... ou uma série de outras coisas inerentes à cultura e imaginário de cada um de nós...

Quanto à pergunta, considero que a "competência cultural" do nosso blog está num "estado latente"...

Margarida disse...

É claro que todos temos a mesma sensação de querer que haja mais intercâmbio de ideias e que o blog não seja unicamente um meio de "monologar", mas de "dialogar". Penso que todos aqueles que já expuseram um post, quase diariamente procuram ver se alguem fez algum comentário. E sem dúvida que esta pergunta que colocas, impele-nos a responder instantâneamente, tal como se pode ver pelas respostas que recebeste. Todos apontaram as várias razões para termos dificuldade em dialogar, mas penso que realmente a principal se trate do facto de sermos cada vez mais a colocar posts, com textos mais longos, e com os quais nem sempre temos algo a acrescentar. A tua iniciativa de nos "picar" é óptima, mas para isso precisamos de "tempo" e de "vontade".

antónio rui disse...

Realmente um blog é e tem sido um espaço virtual que se vai actualizando cronologicamente pelos seus postadores e comentaristas como é o caso. No entanto, sabemos em primeira linha que este nosso espaço é muito mais que um quadro de exposição de narrativas e por sinal bem interessantes, é um espaço que se propõem, pelo que entendi, à interacção.
Agora a Margarida focou realmente um assunto interessante ---a vontade---
Será ainda precoce afirmar seja o que seja
No entanto essa ---vontade--- realmente é pertinente.
Pois nem todos partilhamos dos mesmos interesses literários(posts), e assim se condiciona a nossa interacção a todo o vapor..

Mas atenção! não quis picar ninguém, foi puro markting para postarem aqui… (ehhhehhehehehe)
Isto é que é blogarrrr viram?:) é tarde não liguem…