terça-feira, outubro 18, 2005

Que cultura queremos na escola?

" A escola não transmite toda a cultura considerada útil, mas apenas a cultura considerada digna e que assim acabará por vir a ser considerada a única socialmente válida ", Formosinho ( 1983, p. 3 ).

Destas palavras poderemos depreender que é a escola que transmite cultura ou a sociedade que dita a cultura que a escola deve transmitir?
A escola poderá ser inovadora na criação de novas culturas, ou ir beber de outras o que de melhor elas oferecem?
A sociedade estará realmente interessada em saber ou desenvolver qualquer tipo de cultura nas escolas?

O " poder de impor ( e até de inculcar ) instrumentos de conhecimento e de representação da realidade social ( taxinomias ) , que são arbitrários mas não reconhecidos como tal "são, definidos por Bourdieu ( 1982, p. 104) como " violência simbólica".

Reflectindo nestes princípios será a escola realmente uma fonte ou um receptáculo da cultura que envolve a sociedade?
Estarão, hoje, os intervenientes escolares abertos a este " boomerang"?



4 comentários:

Cândido M. Varela de Freitas disse...

O conceito de "transmissão", se aplicado à escola, é altamente discutível: pedagogicamente errado e socialmente criticável. Isso não quer dizer que não exista quem pense que deva ser assim, e não só em termos de cultura. Por outro lado, que se deve entender por cultura "útil"? E "digna"? Claro que a escola deve ter em atenção que é uma instituição educativa, mas isso não a pode impedir de conviver com todas as formas culturais sob pena de não ser a "vida" de que falava Dewey, tão a propósito citado (se não me engano, pelo Rui).

AntonioPacheco disse...

O acto educacional não começa nem acaba na escola e não está de forma alguma confinado e este espaço ou agente. A escola é apenas um parceiro neste acto educativo que é para toda a vida. A escola encontra-se em todo o lado: é a própria cidade, vila ou aldeia...
(Já agora, Sr. Professor, quem mencionou Dewey, foi o António Pacheco)

AntonioPacheco disse...

Percebi António Rui. No entanto entendo que a «vida» que fala Dewey, ultrapassa a esfera das instituições escolares. E já agora o que são instituições escolares? Conjunto de escolas?!

AntonioPacheco disse...

A mim também não...