segunda-feira, outubro 31, 2005

Uma nota para ter em atenção

A decisão de não fechar o blog aos comentários de eventuais leitores foi tomada na presunção de que essa abertura tinha alguma lógica e era mesmo vantajosa. Afinal, toda a estrutura das nossas actividades baseia-se no princípio saudável do confronto de ideias, procurando desse confronto extrair semelhanças e diferenças que, pelo filtro de uma exegese fundamentada, tornem menos nebulosa a teia de opiniões e tendam para uma compreensão alicerçada, tanto quanto possível, por dados da investigação.

É evidente que o blog é nosso - e qualquer leitor o compreende; mas ao aceitarmos que alguém entre no nosso mundo, temos de para com ele (ou ela) conservar a mesma atitude que temos uns para com os outros. Ou seja, concordar, ou discordar, aduzindo argumentos, mas tentando cumprir uma das máximas da aprendizagem cooperativa, que é "discordar sem ser desagradável".

Vem esta nota a propósito de um diálogo nem sempre muito feliz que existiu com um blogger que é meu leitor e comentador no meu próprio blog. Nem sempre estamos de acordo, mas isso não tem impedido que continuemos o diálogo, porque respeito as suas opiniões como ele tem respeitado as minhas, sem qualquer "agressão" mais ou menos ostensiva.

Estamos sempre a aprender, e por isso escrevo esta nota. Tal como penso que a escola se deve abrir à comunidade onde está inserida, penso igualmente que devemos abrir-nos à blogosfera, para aceitar um diálogo franco, honesto, mas urbano.

1 comentário:

Fernando Reis disse...

Caros colegas
só hoje li os vossos comentários.
Fico satisfeito por ver um dos princípios da minha filosofia de vida aqui expostos. Respeitar as opiniões dos outros.
É isso que eu faço e que gosto que me façam.
Quanto à minha intervenção, eu admiti à partida que não estava devidamente preparado para a temática em discussão.
Mesmo assim, arrisquei um comentário, que tentava contrariar alguma sensação de ideias feitas sem grande reflexão.
Foi a minha sensação. Posso estar errado nessa sensação, e posso ter cometido um erro ao intervir, mas não me arrependo.
É preferível discutir ideias a estar calado.