quarta-feira, novembro 09, 2005

Dia Contra o Racismo


Celebra-se hoje o Dia Contra o Racismo...
Dia que, afinal, deveria ser todos os dias... tal como os restantes, nomeadamente o dia da mãe, do ambiente, etc., mas se esta é a forma encontrada para que, pelo menos neste dia, se pense sobre essas "coisas" ao menos assim! No entanto, em contexto escolar penso que deve ser diferente! A comemoração das "coisas" não deve surgir isolada... mas parte integrante de um projecto articulado onde se experimentem diariamente os valores e saberes inerentes a "Todos os Dias"... e não como uma situação mediática de "folclore desajustado". A propósito, anexo imagens de d
esenhos realizados pelas crianças, no âmbito do Projecto Mus-E, acerca de um dos contos trabalhados, este ano lectivo e que é "Meninos de Todas as Cores", de Luísa Ducla Soares.

3 comentários:

Margarida disse...

Relativamente à esta celebração, fiquei muito feliz que a sugestão que dei no Centro Infantil da Valbom (onde tenho os meus filhos) tivesse ido avante: todos os dias da semana estão a pintar a cara de cada aluno com uma cor diferente (na sala da minha filha) - hoje eram vermelhos. No último dia da semana cada sala escolhera uma cor, com a qual irão pintar as suas crianças.
Toda a comunidade escolar trabalha no mesmo projecto em "abrir os olhos" (e não só das crianças) e todos entendem-no como um bom divertimento.

Margarida disse...

Para além disso, abordaram igualmente o conto de Luísa Ducla Soares "Meninos de Todas as Cores".

Denise disse...

Adorei a lembrança por esta data e concordo quando diz que "deveria ser todos os dias"...
Respeito é fundamental em todos os contextos,sempre!