quarta-feira, novembro 23, 2005

Interculturalidade e Currículo

“Existem, segundo Banks (1994) cinco dimensões interligadas no quadro da educação multicultural, isto é, a integração de conteúdos, o processo de construção do conhecimento, a redução de preconceitos, a pedagogia para a igualdade e, por fim, uma estrutura escolar e social valorizada. (…) O autor refere diferentes modalidades de integração dos conteúdos, nomeadamente:

- abordagem contributiva – apenas coloca ênfase nos heróis, datas festivas e em alguns elementos culturais como música e dança.
- abordagem inclusiva – conteúdos, temas e perspectivas são acrescentados ao currículo sem alterar a estrutura.
- abordagem transformativa – a estrutura do currículo é alterada de modo a possibilitar que os alunos olhem os conceitos; temas e acontecimentos sob perspectivas culturais e étnicas diversas.
- abordagem condutiva – os alunos tomam decisões sobre questões importantes e agem de modo a contribuírem para a sua resolução.

O principal objectivo do tipo de currículo transformativo, preconizado por Banks, deve ser o de possibilitar às crianças e aos jovens conhecerem-se, interessarem-se e agirem de forma a promoverem uma sociedade mais justa e culturalmente mais democrática.”
In Bezelga, Isabel (2003) "Expressões Artísticas e Diversidade Cultural" dissertação de mestrado, apresentada na Defesa pública das provas de capacidade pedagógica e competência Científica, na Universidade de Évora.

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