quinta-feira, outubro 20, 2005

O que se passa no mundo dos blogs em educação


Hoje de manhã (era 1 da tarde aí em Portugal) participei na primeira de uma pequena série de actividades sobre blogs. Numa mesa redonda (em que éramos 9) Shelley Henson, da Utah State University, e Kami Hanson, da Weber State University, apresentaram os resultados de uma experiência de leccionação numa classe de educação para a saúde através de um blog. Tive ocasião de dar a conhecer o que estamos a fazer no “Currículo & Cultura”, e de trocar impressões com colegas de outras universidades norte-americanas. Darei naturalmente relevo posterior a estes contactos no futuro. Mas estamos no bom caminho! O tema da mesa redonda era “Blog enabled peer-to-peer learning environments”.

Bom trabalho!

7 comentários:

AnaOliveira disse...

Esta experiência tem tido repercussões bastante mais profundas do que as que idealizei no início(talvez pela inexperiência em "bloggar")...
De facto, este blog é um exemplo concreto do conceito de currículo em acção no nosso contexto de formação e constitui uma mais valia para todos nós!
Sem dúvida que estamos no bom caminho...
Bom trabalho em Orlando... aqui continuamos a estabelecer as nossas redes de contacto... sem esquecer as orientações do nosso "líder"...

Delfim Peixoto disse...

Não serei o primeiro nem o último a reparar que o Professor Varela de Freitas tem sido para nós um exemplo vivo de profissionalismo e sobretudo dedicação aos seus " pupilos" e perdoe-me se falo nisto mas realmente desejo veementemente ter 70 anos e a sua vitalidade e sobretudo a força de transmitir, naturalmente os seus conhecimentos .
Gostaria de poder fazer com que os seus amigos americanos soubessem que realmente o Professor é um exemplo raramente visto por aqui.
Neste Blog, como nas aulas, o Professor tem mostrado REALMENTE o que é ser-se Professor . Obrigado! E... não deixe nunca acabar este nosso cantinho. Temos muito a aprender ainda.

Hildeberto Peixoto disse...

Gostaria apenas de dizer que, e perdoem a minha ignorância, até à primeira aula de “Currículo & Cultura” eu nem sabia o que era um “Blog”, e foi um Grande professor que me ensinou o que era e como o utilizar.
Fiquei realmente surpreendido, pela positiva, quando vi um professor de 69 anos de idade (à beira da reforma que é sem dúvida merecida mas que originará uma grande perda para o Ensino Superior em geral e para estes Cursos de Mestrado em particular) dar uma aula de Novas Tecnologias a alunos muito mais novos, quando, embora erradamente, as novas tecnologias estão associadas aos mais novos (em idade). Ficou provado que não é bem assim... É, sem dúvida, um excelente exemplo...
Estou surpreso com a participação de todos neste nosso “blog” e acredito que continuará a ser um sucesso, superando todas as expectativas.

AntonioPacheco disse...

De facto esta coisa dos blogs é muito interessante - no início fiquei um pouco receoso - e empurra-nos para e escrita e participação. Estou inclusivé a pensar criar um para a minha escola!

filomena disse...

Devo referir que estou perfeitamente de acoro com as observações feitas pelo Delfim Peixoto e ainda tenho algo mais a acrescentar, se me permitem. Estou a sentir-me numa posição de maior exigência, relativamente aos restantes professores e tenho sido um pouco crítica quanto às suas actuações. Professor Dr. Varela estou-lhe muito agradecida por todas as vivências que nos tem proporcionado.
Quanto ao blog que temos estado a "alimentar", devemos ter em atenção algumas considerações, conforme foram referidas por alguns jornalistas no "Jornal de Notícias" de hoje (23/10/05).
Dado que os blogues permitem um espaço de debate, também são um exercício de cidadania, mas deve ter-se em atenção o reverso da medalha, que se trata da natureza não filtrada dos blogues, por se tornar num espaço de liberdade e de exposição intimista, de posições e comentários. Por tudo isto, corre-se o risco de se valorizar excessivamente informações sem fundamento, pistas que se revelam falsas ou enganadoras. Devemos estar atentos ao facto de que, nem tudo o que vem à rede pode ser apanhado. Não podemos esquecer que os blogues devem ser adultos ou suficientemente credíveis.
Alegra-me saber que faço parte deste blog.

AnaOliveira disse...

Filomena
Também concordo com o Delfim e também "me alegra" fazer parte deste blog...
Quanto às tuas angústias... gostaria apenas de dizer que, por vezes, as nossas angústias são o resultado de um "fosso" entre as nossas expectativas e aquilo que nos é "oferecido"... E como isso se reveste de um carácter muito subjectivo, penso que devemos salvaguardar a integridade de todos os intervenientes nestes processos... No entanto, não posso deixar de dizer que admiro em ti a sinceridade e desinteresse com que manifestas as tuas emoções e sentimentos.
Quanto à notícia que nos trazes, reforça as noções de responsabilidade e adequação das nossas intervenções neste blog, tantas vezes referidas pelo Professor Varela e com as quais também concordo.

filomena disse...

Ana estou muita agradecida pelas observações que fizeste, só demonstras a tua sensibilidade a vários níveis, o que na minha opinião é bastante positivo.