domingo, novembro 21, 2004

O último tópico para discussão

Nas nossas últimas discussões centrámo-nos sobretudo na tentativa de desvendar o que eram sinais evidentes de uma cultura – e mesmo o debate entre o visível e o invisível não andou muito longe desse aspecto. Não deixámos, mesmo com alguns desvios, de ligar o que se discutia ao currículo, sempre numa perspectiva de procurar encontrar respostas para a diversidade cultural, num sentido muito lato.
Faltam-nos três sessões para terminarmos os nossos encontros, e recordo que havíamos combinado dar algum tempo para que numa dessas sessões (provavelmente a última) fosse comunicado ao grupo o resultado de uma breve pesquisa acerca de como as instituições educativas que conhecem lidam com o problema da diversidade cultural (proposta da Sara, se bem me lembro).

Entretanto, o último tópico que previ para análise e discussão é “A cultura pós-moderna e o currículo escolar”. Proponho, assim, que para as duas próximas sextas-feiras (26 de Novembro e 3 de Dezembro) seja esse o tema. Começaremos por falar da mudança (relembrando Fullan) e passaremos depois à cultura pós-moderna. Também nesta área há uma revista electrónica, Postmoderm Culture, que vale a pena visitar.

Há, em português, um livro importante, Mudança e Inovação na Pós-Modernidade. Perspectivas Curriculares, de Margarida Ramires Fernandes (Edição Porto Editora, Colecção Ciências da Educação, 2000) e um artigo, por mim publicado também em 2000 na Revista de Educação intitulado “O currículo em debate: positivismo – pós-modernismo; Teoria – prática”, que, não estando on line, vou enviar por e-mail a cada um de vós.

Bom trabalho!

Sem comentários: