quarta-feira, novembro 24, 2004

Sobre a evolução da sociedade e a educação

Achei o projecto “Internet na Escola Básica Inicial” muito interessante e, por coincidência, veio de encontro à reflexão que tenho andado a fazer com todas estas leituras e também devido a um episódio que aconteceu a semana passada numa das minhas aulas de Área Projecto, que passo a descrever: nessa aula levei os meus alunos para a sala de Informática para pesquisar na Internet sobre os temas escolhidos, nessa pesquisa apareceu um site de uma escola, também EB1, que achamos interessantíssimo pelo que a nossa vontade foi de fazer uma apresentação dos trabalhos de uma forma semelhante, ou seja, através de um site na Internet. Mas deparamos com o problema de nem eu nem o meu colega (nem nenhum dos alunos) sabermos como construir páginas na Internet. Este problema, a reflexão sobre como resolve-lo e os textos que li no Blog mostram que ser professor nos dias de hoje é um grande desafio pois a evolução tecnológica acontece tão rapidamente que tenho a sensação que basta um momento de desatenção para “perder o comboio”e ficarmos pelo caminho… Será que não é isto que está a acontecer em relação à educação? Será que a evolução da sociedade e as consequentes alterações que se dão a diferentes níveis ocorrem de uma forma tão rápida que torna quase impossível o seu acompanhamento por parte da escola? E, mesmo que houvesse uma vontade de todos os agentes intervenientes no processo será que o sistema, da forma como funciona neste momento, será passível de ser alterado num espaço de tempo tão curto? E estas perguntas trazem outro tema a discussão que é a forma como se realiza a formação/actualização dos professores. Assunto polémico e sobre ele só gostaria de deixar aqui uma ideia que defendo e, que este ano já ouvi outro colega que frequenta outro mestrado e que não conhecia, defender também: penso que os professores deveriam ter, depois de alguns anos de serviço, um ano em que fossem dispensados das aulas e que, obrigatoriamente, frequentassem um curso de actualização numa Universidade ou Instituto Politécnico. Há muita informação, fruto da investigação que continuamente se realiza, que é necessário os professores conhecerem para que depois possam modificar/adequar a sua prática na escola levando desta forma uma lufada de ar fresco que, muitas vezes, é quanto basta para que aquela escola volte a tornar válida a razão da sua existência para os seus alunos.

Antes de terminar gostaria de fazer uma referência a outro tema: o da educação através de outros meios como os de comunicação, em particular a televisão. Sobre um aspecto deste tema fiz um breve comentário no dia 12 deste mês e, só para ilustrar esse comentário refiro, como exemplo, três programas televisivos que podem ser utilizados nas aulas. O primeiro é o “Ponto Verde”, o segundo “Causas Comuns” e o terceiro “Zig Zag” (conjunto de programas infantis em que existe sempre um episódio no qual as crianças podem observar a forma como outras crianças, que vivem em países diferentes do seu, pertencentes a outras culturas, vivem o seu dia-a-dia. Penso que são óptimas oportunidades que o professor tem para trabalhar com os seus alunos utilizando um meio audiovisual que lhes é familiar e, por si só, motivador para eles.

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