sábado, outubro 08, 2005

4 definições de Currículo

1. " conjunto de todas as experiências que o aluno adquire, sob a orientação da escola" (Foshay,1969:275 ).
2. "engloba todas as experiências de aprendizagem proporcionadas pela escola" ( Saylor, 1966:5).
3. " modelo organizado do programa educacional da escola e descreve a matéria, o método e a ordem do ensino - o que, como e quando se ensina" ( Phenix,1958:57 ).
4. " série estruturada de resultados de aprendizagem que se têm em vista. O currículo prescreve ( ou, pelo menos, antecipa) os resultados do ensino; não prescreve os meios" ( Johnson, 1977:6)

Definitivamente, as duas primeiras vêm ao encontro da ideia do professor Varela ( que eu corroboro), quando diz que Currículo " ...é tudo o que acontece na escola ".

Penso só que deveremos ter em conta os " três conceitos gerais "de Currículo: Formal, informal e oculto .
Mesmo no currículo escolar estes três conceitos estarão bem presentes.



4 comentários:

Varela de Freitas disse...

Boa pesquisa. Como salientei, há vários conceitos de currículo. Não forneci na bibliografia, mas há um livro da ASA Currículo e Desenvolvimento Curricular, de Fernando Machado e Fernanda Gonçalves, que é uma colectânea de textos sobre currículo;quem quiser mais informação pode consultar (por exmplo, há um texto de Goodlad sobre definições situacionais de currículo, muito claro, a pgs. 62-64.

AntonioPacheco disse...

O currículo é, por outras palavras, a oferta da escola ou aquilo que ela proporciona oferecer. E é bom que ofereça sempre e muito de acordo com o seu projecto educativo, tendo em conta o meio geográfico, socio-cultural, económico e politico. A escola é antes do mais o lugar das aprendizagens elementares. A tudo isto, acrescenta-se a transmissão de uma cultura que procura simultaneamente ter em conta as várias culturas e ensinar normas e valores comuns a uma determinada sociedade. Contribui para a redução das desigualdades sociais, sexos e religiões e é o ascensor social das sociedades meritocráticas.
A escola é o melhor lugar logo a seguir à familia, por isso, o currículo convém que seja rico e apelativo.

AnaOliveira disse...

António, sem desvalorizar a opinião expressa, eu diria antes: "A tudo isto se acrescenta a vivência das culturas existentes na escola e a construção partilhada das normas, atitudes e valores fundamentais para a convivência de toda a Humanidade!".
Casos há, em que a escola assume um papel mais significativo, neste âmbito, do que a própria família, que se move, um pouco, por uma conduta etnocêntrica e baseada em pré-conceitos...

AntonioPacheco disse...

Sem dúvida Ana Oliveira que em relação à família tens razão e eu estou de acordo contigo. Contudo, o facto de a ter considerado em primeiro lugar, reside no facto de esta ser o berço. É aqui que se deve iniciar a educação e o acompanhamento necessário. Claro que, infelizmente, existem vários casos ( e de que maneira) em que as crianças têm uma família desiqilibrada... e neste caso a escola é o melhor local. Também é claro que eu falava de famílias com «F» grande...