terça-feira, dezembro 06, 2005

Fim dos Exames??!!

Ouvi hoje nos vários noticiários que os exames de Filosofia e Português irão, a partir do próximo ano acabar para os alunos do 12º ano. Até certo ponto concordo! Mas, tenho vindo a reparar que mesmo em estudantes do Ensino Superior a Língua Portuguesa é muito mal tratada. Aceito que não é um exame que pode aferir os conhecimentos , ou competências dos alunos ( a avaliação contínua pode aferir).
Será que se os alunos estiverem bem preparados os exames os afectarão? Será que a maioria dos alunos perceberá que terão de estudar muito mais durante o ano para que a avaliação final seja justa?
Efectivamente acho que no mínimo deveriamos pensar : se um aluno espanhol, inglês ou ucraniano concorrer para as nossas universidades terá de fazer algum exame de Português?Ou, por outro lado se um aluno português concorrer para uma universidade inglesa e não souber o código linguístico deste país irá ter sucesso?
Sinceramente, acho que a questão está em saber se um futuro médico não deverá saber a decomposição das palavas, bem como um químico ou até...um professor de uma outra área que no final do 12º ano não tenha tido este exame!
Desculpem as minhas dúvidas, mas acho que é urgente esta reflexão!

2 comentários:

AntonioPacheco disse...

Sim, já li a notícia no jornal.
Concordo, afinal de contas não é um exame final que vai resolver o problema de saber ou não escrever português.
Penso que a questão colocada pela Filomena é exagerada.
Poderia haver uma solução alternativa...

Cândido M. Varela de Freitas disse...

Para além de "parabenizar" (isto é para a Denise ficar contente pela adopção do brasileirismo...) o Hildeberto pela sua colocação, só queria chamar a atenção para o post que coloquei hoje (9 de Dezº) e para uma dado mais: o exame em si não faz mais do que provar (se prova) se o aluno sabe ou não sabe. Não ensina nada.