quinta-feira, novembro 11, 2004

Concluindo...

Ainda em referência às reflexões do grupo Assunção-Isabel-João Paulo-Sara, uma palavra mais sobre a mudança… Depois dos anos 90 do século passado, muito se tem escrito sobre mudança nos sistemas educativos, e creio que muitos acreditaram – e acreditam – que a mudança é a única via para que a educação cumpra o seu papel. A par de mudança, outro termo se introduziu no vocabulário pedagógico com o seu quê de mágico – inovação. Será interessante agendar uma discussão sobre estes dois termos e o que podem representar em termos culturais para o currículo.

Há um autor que aprecio muito, Michael Fullan, professor no Ontario Institute for Studies in Education da Universidade de Toronto, no Canadá, que tem publicado extensamente sobre o tema mudança. (Acedam aqui a uma entrevista recente que ele concedeu ao Journal of Staff Development)

Poderão encontrar na nossa biblioteca livros de sua autoria como The New Meaning of Educational Change ou Change Forces: Probing the Depths of Educational Reform. Pena não existir um dos mais recentes, Leading in a Culture of Change.
Fullan reconhece sempre que a escola, como instituição, e os professores em especial, têm dificuldades em mudar, mesmo quando as condições objectivas se alteram.

Curiosamente, hoje mesmo, ao visitar o blog Abrupto, do político José Pacheco Pereira, deparei com estes parágrafos:

LER, ESCREVER, CONTAR E VER TELEVISÃO
O que a escola deve ensinar hoje.
(Contraditório: que a escola não pode ensinar-nos hoje, porque a escola mais eficaz já é a televisão, e a televisão não tem espessura para se ver a si própria.)
Ou, mais exactamente, ler, escrever, contar e saber ler/ver o fluxo digital que nos chega por vários média (televisão, CDs, rádio, Internet) e que no futuro nos chegará de forma integrada numa nova forma de Internet, que terá tudo: música, imagem, televisão, interactividade, jogos.E que estará perto de nós. Que estará muito perto de nós: nas paredes da casa, na roupa, no corpo.

Querem exemplo mais claro da necessidade de mudança?

Por aqui me fico, amanhã discutiremos estes e outros pontos na nossa sessão presencial.

Sem comentários: