quarta-feira, novembro 02, 2005

Um post polémico

Um post polémico
(certamente)
Deixem que eu exteriorize a minha sensação das desarmonias e harmonias culturais.
Nó, professores, muitas vezes fazemos (sem querer) nas nossas escolas os grupos consoante os interesses, gostos, afinidades pessoais. Outras vezes, refugiamo-nos no “nosso grupo”, “nosso departamento”; outras vezes como todos sabemos, há escolas onde existem os “professores” e os “ provisórios”; muitas vezes se pensa que esta ou aquela disciplina é menos importante e até será inadmissível de nestas a avaliação quase ser obrigatória, à partida, muito positiva.
Neste Mestrado temos duas áreas de expressão. Nas nossas escolas para que nos solicitam? Quando existem níveis negativos, qual é a reacção do Conselho de Turma?

Afinal, as desarmonias na Educação não são só étnicas, sociais ou económicas…são, como todos nós sabemos , por opções políticas, por sermos mais ou menos sensíveis aos alunos menos favorecidos, ou aos mais favorecidos!

Será que, no nosso quotidiano , estaremos impermeáveis a estas desarmonias?
O que é que nós fazemos para criar as harmonias entre a nossa própria classe?

Em termos de representatividade da nossa classe quantos sindicatos existem?
Quando algum colega comete um erro, qual é a reacção de todos nós? É ajudá-lo a melhorar ou como muitas vezes acontece, ainda o fazemos sentir pior?
Bom, eu acredito que mesmo entre nós professores existem desarmonias culturais, sociais e…económicas.
Ou eu estarei assim tão enganado?
Será que aquilo que dizemos ou propomos é o que fazemos?

Hoje, posso dizer que vivo numa escola onde todos nos esforçamos por criar um GRUPO com um objectivo comum: Fazer melhor! Mas, já estive em outras em que quem fazia bem, era…uma ovelhinha
Gostava muito que vocês todos me dessem a vossa opinião: os professores favorecem as harmonias?

2 comentários:

Anónimo disse...

enfim....faz o que te digo não faças o que eu faço. Tem razão ao levantar esta questão, acredito que antes de fazer com os alunos as mudanças temos de fazer asmudanças entre nós.
de facto, acho que os professores são muito pouco solidários com a propria classe, mas acredito que façam o melhor com osalunos, acho eu..

Cândido M. Varela de Freitas disse...

Uma intervenção muito curta apenas para dizer que se o retrato feito pelo Delfim é genericamente verdadeiro, ele não se verifica apenas nas escolas com professores. Não nos penalizameos demais; em todas as profissões há "desarmonias"! E também esse quadro não é um exclusivo nacional, embora ache que de facto nós, portugueses, cultivamos em demasia a inveja e a calúnia, os dois venenos da harmonia...