segunda-feira, novembro 07, 2005

O despacho conjunto nº 834/2005

Como informei na sexta-feira, foi nesse dia publicado o despacho conjunto das Ministras da Educação e da Cultura nº 834/2005. Podem aceder a este site e fazer o download do referido despacho. Um desafio: vamos lê-lo e comentá-lo à luz do conceito que temos vindo a construir de currículo? Para uma leitura mais fácil, os comentários devem ser inseridos neste post.

1 comentário:

Marta Pinto disse...

Um abraço formalizado entre Educação e Cultura. Às vezes é necessário formalizar!
A escola depende sempre do meio em que se encontra, mas quantos alunos conhecem o seu meio ou o valorizam e estão sensibilizados para a sua preservação? Penso que este despacho vem reforçar a importância de um currículo aberto, que estabelece ligações entre a cultura e a escola, entre os alunos e o meio. Tornar os espaços de cultura mais próximos, “vivos”. Descompartimentar a cultura e mostrar que nos cruzamos com ela todos os dias.
Nos agrupamentos/escolas, serão os professores das mesmas, a elaborar o projecto, desta forma para além da proposta de actividades não lectivas, cria a possibilidade de propostas de algumas actividades lectivas.
É uma oportunidade de enriquecimento nacional? Sim. Através de actividades de investigação, de elaboração de conteúdos e sua partilha colocando-os on-line, de formação continuada para os profissionais implicados, de sensibilização em relação à necessidade de preservação do património, etc.
Dá um sentido prático, real, à ligação entre Cultura e Educação.